terça-feira, 1 de maio de 2012

Aniversário

Está fazendo quatro anos que esse nosso Bonde (inaugurado em maio de 2008) percorre seus trilhos. Bem ou mal, ele está Andando.

Até aqui, foram quarenta e uma postagens no total (o que dá um pouco abaixo de uma por mês, na média) distribuídas muito irregularmente entre os períodos de atividade mais ou menos intensa e os de completa paralisação.

Pelo número de visualizações de página, acredito que ele se ache mais ou menos a meio caminho entre um estrondoso sucesso da blogosfera e um blog completamente ignorado. Nada mal, em qualquer caso. E os assentos ocupados por passageiros regulares já chegam a 99. Ê!

Tem início agora, então, o quinto ano de Blogspot com este primogênito Bonde e seus três irmãos mais jovens, ("Lexicografia" [23 postagens, 52 seguidores], "Me and My English" [20 postagens, 10 seguidores] e "En Français Aussi, Pourquoi Pas?" [14 postagens, 18 seguidores]). É irregularidade pra valer, irregularidade ... pra ninguém botar defeito.

O total de visualizações a meu perfil ainda não atingiu a cifra alcançada pelo Veleidades, que mantive por nada mais que um ano no extinto Globo Online.

Inicialmente, fiz deste Bonde um arquivo pessoal para as coisas que espontaneamente vou escrevendo, conforme o momento. Pessoal mas também público. Basicamente, firmei um compromisso tácito de aqui publicar sempre textos, somente textos, nada mais que textos. Nada de fotos, nada de vídeos, nada de mais nada. Nem sequer uma apresentação mais sofisticada dos próprios textos, com uso de html, opções de fontes, cor, tamanho, movimento, emoticons, nada. Pura, purissimamente, uma amostra do que posso oferecer como leitura a estes passageiros a quem sou todo agradecimentos. Não se trata nem minimamente de objeção minha essas coisas. Na verdade eu as aprecio, e até bastante em determinados casos. Só que desde a primeira postagem, nunca tive a mínima preocupação de natureza 'decorativa' com este espaço. Optei por cuidar dele de outra maneira e acho que é só isso. O próprio nome do blog tem que ver com meu relativamente tardio ingresso na blogosfera.

No interagir com os prezados colegas blogueiros, fui criando ou adotando certos critérios para a própria blogagem. Nada de muito rígido. Por exemplo, se algum comentarista incia um diálogo aqui no blog, é também aqui que costumo responder. Via de regra, repito suas próprias palavras de despedida, quando é o caso. Abraço=abraço, beijo=beijo, e por aí vai. A leitura e a consequente interpretação ou as impressões de cada leitor sobre o que escrevo são invariavelmente enriquecedoras das minhas próprias, sempre agregam valor e são evidentemente muito bem vindas.

Muitas das pessoas que aqui chegam eu só conheço virtualmente. A estas, não faço uma ideia muito clara de que impressões pessoais transmito. O que suponho já ter deixado desde o início clara e inequívoca é minha pretensão de ser tão bom condutor e anfitrião quanto posso. O bonde merece.

Hoje dou virtualmente uma festa no Bonde
É chegada a parada pra comemorar
Ergo o brinde, e cem taças que estão nem sei onde
Batem cá um tim tim que começo a escutar

Quatro anos de estar ora longe ora perto
Ora aqui, ora aí, ora até de não estar
Quatro anos de braços, coração aberto
Quatro anos nos trilhos, sem descarrilar




81 comentários:

chica disse...

Pego a taça, cedinho estou aqui brindar

Quatro anos, não são poucos,

mas faltam muitos pra juntos ainda podermos comemorar!

Parabéns! abração, que o bonde continue andando! chica

João Esteves disse...

Que prazer, você hoje como comentarista inaugural, Chica.
Faz tempo que não lhe visito as Coisinhas e me abebero de seu sempre bom humor e alto astral. Mas vou me redimir, certamente.
Tim tim e um abração.

Milene Lima disse...

As palavras são e deverão pra sempre ser as protagonistas... Decoração é algo secundário e completamente dispensável. Aqui, por exemplo, não se sente falta alguma delas, pois a leitura da tua conversa é que apraz. É muito boa a tua conversa. É natural e cativante.

Eu, particularmente, peguei o bonde andando já tendo quase quatro anos de rodagem e daqui não saio.

Então, tim tim!
Até mais.

João Esteves disse...

Que bom ter você, Milene, nessa festa virtual dos quatro anos do nosso blog.
À nova ilustre passageira, minhas solenes boas vindas.

Tim tim!
Até mais.

São disse...

Deixo meu abraço de parabéns e desejo de muito sucesso,!

Fabulosa Fabuladora disse...

Que bom que estás feliz, que continue o sucesso!
Chegar a quatro anos é bastante! Eu provavelmente não vou chegar a um, esse sistema de Blogs não é como eu quero para mim. Sinto falta de debate, de criticidade;meu propósito era promover discussão e despertar reflexão nas pessoas... não consegui!

João Esteves disse...

Votos e parabéns agradecidos, transatlântico abraço retribuído, São. Que bom que veio a este comemorativo passeio.

fabulosafabuladora disse...

João, muito obrigada por me visitar e refletir sobre a postagem.

Sabe, nem eu tinha pensado sobre que os pais teriam previsto a reação dos irmãos.
Quanto a parte do otimismo, acertando... eu acho que é isso mesmo.
Eu já fui uma uma pessoa que tinha a bicicleta e reclamava. Hoje, não vou dizer aquilo, mas quem sabe, algo um pouco menos que a bicicleta e enxergo como se fosse um "carrão"

João Esteves disse...

Acredito, Fabulosa Fabuladora, que você esteja no momento um tanto desapontada com o balanço entre os resultados que esperava e os que de fato teve, só não esqueça que seu blog ainda é muito jovem. Acho que vale a pena não desistir. Se servir de incentivo, costumo retribuir se possível todas visitas que recebo aqui, nos outros blogs e em outros lugares, virtuais ou não. Também visito espontaneamente vários blogs. Nem todos retribuem. São muitos os expedientes de que as pessoas lançam mão para divulgar seus blogs. Enviar e-mail avisando das atualizações, fazer muitas visitas, vai da sua criatividade e disposição. Acho tudo isso válido, normal, aceitável, até gosto de saber de coisas da blogosfera por todas essas vias. Bem vinda seja sempre aqui no Bonde, e volte sempre que desejar. Você pode conseguir, sim.

Lais Castro disse...

Um belo texto comemorativo, João. Parabéns pelo quarto aniversário desse seu "filhote". Eu perdi a festa... pois somente agora, já dia seguinte, estou lendo o seu texto.
Abraço.

João Esteves disse...

A festa é virtual e não tem hora pra acabar não, Laís. Nem dia. Ninguém aqui chega atrasado e você sabe que a qualquer tempo é bem vinda. Tim tim. Abraço

Unknown disse...

Felicitações pelo sucesso desse bonde; Que ele permaneça sempre em frente e arrebanhando cada vez mais gente como a gente! Um abraço fraterno.

João Esteves disse...

Deus a ouça, Denise. Obrigado pelo passeio aqui. Abraço fraterno.

☆Lu Cavichioli disse...

João, estou por aí a vaguear, mas nunca te squeço.

Parabéns pelo niver do teu blog e por você ser quem é, uma pessoa ímpar na cultura e organização da língua portuguesa.

abraço de saudade

João Esteves disse...

Que surpresa agradável, ver esta ilustre passageira nesta viagem comemorativa. Verdade, Lu, faz já certo tempo não nos visitamos mas igualmente verdade que não nos esquecemos. Obrigado.

abraço de saudade

euebrancaflor disse...

Parabéns. Ah, obrigada pela visita. Há tempos vc não aparecia:)

João Esteves disse...

Pois é, Brancaflor, mas a gente não esquece as antigas amizades, mesmo com pouco visitar. Agradeço também sua visita retributiva.

Fabulosa Fabuladora disse...

rs, rs, rs... não era neste sentido!

Mas valeu porque tu conseguiu me alegrar um pouco!

Quanto á "facada" foi dada pela minha mãe; só mãe sabe alegrar ou botar p/ baixo ... são mestras nisso!

João Esteves disse...

Bem Letícia (que é alegria em latim), então valeu.
Tem coisa que só mãe, mesmo. É que elas nos conhecem de um jeito especial. Seus corpos nos serviram de moradia e depois de restaurante, né?
Foi muito bom de ter notícia do efeito de minha visita.

João Esteves disse...

You're always welcome, you know, here, there and everywhere, dear Betty. Thanks for following, too.

M Pax disse...

Great meeting you, and visiting your lovely blog. :)

BLOGZOOM disse...

Então, João, que o Bonde continue em frente, modernizando para não sair dos trilhos, freiando quando for preciso, e colhendo amigos no caminho.


Parabens, bjs

João Esteves disse...

Receiving you here is nothing short of an honor to me, dear M Pax.

João Esteves disse...

Perfeito, Sissym. Agradeço sua viagem de bonde, centésima terceira ilustre passageira.
bjs

chica disse...

Adorei a visita e comentário.Adoro ver o bonde andando... abração,chica e tudo de boim!

João Esteves disse...

Virtualmente perfeito, nosso diálogo interblogal. São coisinhas nossas que põem nosso bonde em marcha. Abração,Chica e tdb procê também, querida amiga!

Elisa T. Campos disse...

Obrigada pela visita
Compartilhar é sempre prazeroso.
Um feliz Dia das mães.
Um abraço.

João Esteves disse...

Também a minha recebe homenagem 'in memoriam', Elisa.
O prazer do compartilhamento é imenso, mesmo.
Um abraço.

Fabulosa Fabuladora disse...

Oi

já não tenho mais blog; fiz oque eu senti que devia ser feito.

Desejo sucesso para teu blog e outros projetos

João Esteves disse...

É pena que sua atividade blogueira não vai ter continuidade, Fabulosa Fabuladora. Mas seu assento aqui no Bonde continuará sempre a sua inteira disposição. Boa sorte em todos os seus empreendeimentos.

vitalina de assis disse...

Hola amigo!

Parabéns pelo aniversário e pelo belo texto.

Muitas felicidades e vida longa à você e ao blog.

João Esteves disse...

Hola amiga Vitalina, é um prazer receber você aqui. Obrigado por prestigiar este momento comemorativo.

Fabulosa Fabuladora disse...

Valeu por essa gentileza tua, amigo!
Vou acompanhar o itinerário do Bonde e qndo as coisas aclamarem por aqui, vou comentar sobre as belas paisagens do caminho do Bonde.
Se eu escrever alguma coisa que pareça ofensiva, "prende o grito"!

Hermínia Nadais disse...

Ói amigo! Está andando... e muito bem. Pena meu tempo ser tão curto... pois viria visitá-lo muitíssimas mais vezes! Felicidades

João Esteves disse...

Longe de mim gritar com amigos como você, Fabulosa. Expresse-se como bem entender neste espaço onde sempre continuará bem vinda.

João Esteves disse...

Obrigado, minha transatlântica amiga Hermínia. Também a tenho visitado na medida do meu possível, tempo realmente anda escasso por toda a parte,ao que parece.

Hermínia Nadais disse...

Tanta naturalidade... encanta! E as quadras... estão demais!
POarabéns!

João Esteves disse...

Obrigadom Hermínia, pela sempre agradável visita e pelo generoso comentário.

Agregador Teia disse...

Olá.
Seu blog é muito legal,gostei,parabéns.
Até mais

João Esteves disse...

Olá Agregador.
Agradeço sua visita. Seu blog também é muito legal,fui lá conhecer e registrei a referência.
Até mais

Só em Palavras disse...

Parabens!
Sei com é complicado manter
o dia a dia de um espaço
de qualidade.
bj

Salete Cardozo Cochinsky disse...

PARABÉNS AMIGO jOÃO
Estava com saudades.
Continuemos pois, já que muitos desistiram.
Um abraço

João Esteves disse...

Só em Palavras, ainda não conheci direito seu blog mas numa vista rapidinha d'olhos já vislumbrei suas indiscutíveis qualificações que incluem oficineira literária. Terreno virtual de visitação obrigatória, seu blog.
Grato pelo passeio neste Bonde onde sempre terá todas as garantias de boas vindas.
bj

João Esteves disse...

Verdade, Salete.
E você é passageira desde os primeiros tempos do Bonde e do GO. Bom que não tenha desistido.
Abraços

Tere Tavares disse...

Amigo João, esteja sempre! Trilhar um caminho e dele impregnar outros caminhos com simples gestos...tão afetuoso o teu caminhar!
Abraço, felicidades!

João Esteves disse...

Ausência notada, a sua cá no bonde, ilustre passageira e amiga Terê. Sempre renovada a alegria de anfitrioná-la. Agradecimentos pelo grácil e generoso comentário.
Abraço e felicidades pra ti, também.

chica disse...

Voltei pra agradecer o carinho.Deixo abraços praianos,chica

João Esteves disse...

Chica, querida, comentarista alfa e ômega deste post comemorativo.
Recebidos e retribuídos com alegria os abraços praianos que deixa.

MARILENE disse...

Demorei para chegar a esse bonde e o fiz por caminho indireto (rss), lendo seu ótimo texto no quiosque. Mas valeu a pena, pois o importante é não passar por ele e perder a oportunidade de entrar.
Cada um tem seu estilo e suas preferências. Talvez, por ser amante de decoração e de arte, tenha feito opção por ilustrar minhas postagens.
Cuido do blog com o mesmo carinho que dedico ao meu apartamento, mesmo concordando que poesias não necessitam de imagens para transmitir algo a quem as lê.
Fiquei feliz por ter retribuído, gentilmente, minha visita. E parabéns pelo tempo nos trilhos.
Bjs.

João Esteves disse...

Bem vinda, ilustre passageira Marilene, a este bonde.
O condutor sente-se honrado. Visitemo-nos mais, na medida das nossas possibilidades e do desejo de visitar.
Quanto a suas ilustrações, são mais uma forma de demonstrar seu bom gosto com a qual só posso simpatizar. Achei adorável aquela tesourinha no poema seu que li, embora nem lembrasse de referir-me a ela na hora do comentário, tão impressionado estava com o texto em si.
Volte então sempre que queira, garanto-lhe permanentemente boas vindas.
Bjs.

OLHAR CIDADÃO disse...

Prezado João

Bom dia

Com grande alegria recebi sua visita e comentário no 007BONDeblog.

O seu BONDE ANDANDO vai ter o link adicionado lá no meu BONDE, para que juntos possamos seguir nesses trilhos do mundo virtual, retomando e reforçando a parceria de viajantes virtuais.

Sucesso.

João Esteves disse...

Perfeito, caro 007.
Conhecemo-nos desde o GO, sou seguidor do seu faz já certo tempo e leio suas matérias informativas, atualizações, opiniões e todos os etcéteras.
Agradeço sua retribuição, ilustre passageiro.
Como diziam na Globo, a gente se vê por aí.
Grande abraço.

José Edward Guedes disse...

E agora, João Valentão, que só da bofetão? Há uma música que o Caymmi cantava cuja letra... Bom, também fiquei surpreso e agradecido pelo seu comentário, foi muito legal saber que Esteves em meu blog. Eu também quero fazer parte do seu Bonde. Sempre que, pela parte da manhã, eu der as caras por aqui, dar-lhe-ei um "bonde ia". Tá meio tarde, 23:47, deu pra entender mais ou menos a sua proposta, mas eu volto pra ler com mais calma. Abraços e muito obrigado pela visita.

João Esteves disse...

José, sua visita de retribuição me alegrou. Seja mais um ilustre passageiro aqui, todas as garantias de boas vindas com seu inteligente humor que conheci em parte lá no seu espaço aonde de certeza retornarei para melhor apreciar os conteúdos.

JAIRCLOPES disse...

João, hoje é dia do Escritor, parabéns pelo teu dia!

João Esteves disse...

Nosso, ilustre passageiro Jair. Obrigado.

José Edward Guedes disse...

No bonde do João quem Esteves gostou /E quem não Esteves no bonde do João / Pois eu recomendo, este bonde é tremendo / Já são quatro anos que João nos levou / Pra uma viagem que não tem paragem / No bonde que cabe amizade, saudade / um papo sincero, alegria, magia / Mas que bonde bom o do João, meu irmão! / É nele que eu vou por aí a cantar / De dia, de noite eu vou sem parar / Que o João me desculpe os meus versos tão simples / Mas, é tão bem sim, please, requer lapidar - Abração, João!!!!

João Esteves disse...

Bem vindo e muito obrigado
por sua apreciação
o Bonde se sente honrado
por servir de condução
a este vate inspirado
o Passarinho Doidão

Moisés Augusto Gonçalves disse...

João,

Parabéns pelo "Bonde"! Continua "andando" e descortina paisagens fantásticas...!

João Esteves disse...

E certamente continua às ordens, ilustre passageiro Moisés. Obrigado.

João Esteves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Smareis disse...

Parabéns pelo niver do seu blog, desejo que muitos outros anos venha pra blindar essa alegria com a gente.Parabéns pelo bonde!

Abraço !
Ótima semana!

João Esteves disse...

Smareis, muito obrigado pelo passeio de bonde.
Volte sempre.
Abraço e ótima semana pra você também.

Luísa Nogueira disse...

Tim tim, João!

Sabe aqueles lugares que gostamos de passar com calma e com tempo para 'curtir' - essa palavrinha tá na moda! - cada pedacinho? Pois é, amigo, esse seu bonde é assim. Quando aqui entramos é pra curtir esse seu dom para com as palavras. Pra quê imagens se suas palavras já falam, já encantam e nos fazem vagar por aí, nesses lugares por onde esse gostoso bonde nos leva?
Um abraço no coração - seu e do bonde!

João Esteves disse...

Tim tim, Luísa!
Obrigado pela visita e comentário. Tenho deleites visuais com sua objetiva brasiliana ecologicamente correta, e informo-me muito em seu Multivias. Curto muito.
Abraço no coração - seu e do seu blog!

Suzane Weck disse...

Ola caro amigo João,muito grande abraço pela comemoração de teu excelente blog.Espero ter canções suficientes para cantar por mais 2 anos e me aproximar de teu sucesso de 4 anos... Felicidades neste momento e em toda tua vida...

João Esteves disse...

Obrigado. Sempre bem vinda, Suzane, com seus sempre afinados comentários.

Elisa T. Campos disse...

Caro João Esteves
Fiquei muito feliz com a sua visita.
Desculpe-me do meu descuido.Vou voltar aqui com mais frequência e ler os seus textos que sei que são excelentes. Procuro inserir no meu BLOG haicais e textos curtos bem como ilustrações de minha autoria por falta de tempo para administrá-lo.
Deixo aqui os meus parabéns pelo sucesso.
Um lindo domingo para você.
Um carinhoso abraço.

João Esteves disse...

Ilustre passageira Elisa. É sempre agradável recepcionar você neste Bonde. Não há o que desculpar. Como eu, você também conhece o prazer de retribuir visitas na blogosfera. Nem sempre dá, sabemos todos. Mas seus comentários têm uma qualidade apreciativa de quem lê carinhosamente os amigos, qualidade que não poderia escapar a minha observação. Pra você também um lindo domingo e um a braço virtual bem carinhoso.

José Edward Guedes disse...

O tal livro que você perdeu e nunca encontrou um exemplar é "Noites Brancas", do Dostoiévski? Pois, se for, ele é fino, eu tenho o tal livro, e posso dar um jeito de xerocar para enviar a você. Enquanto aguardo a sua resposta, queria agradecê-lo pela sua consideração. A sua mensagem no meu blog, saiba, vale por mais que mil comentários que a gente vê por aí para ter a tal audiência. Olha, eu até tentei, fui gentil, tentei compreender todo o esquema literário, e a coisa só anda através da troca de figurinhas, e a minha última troca de figurinhas acabou quando uma "leitura" minha disse que eu escrevia como ela; fiquei mordido, não por convencimento, é porque se tem algo que prezo é ser eu mesmo, ainda que dentro das minhas enormes limitações, e resolvi abandonar o barco do esquema, só vou quando algo me convencer plenamente. Tenho até um poema de despedida para todo esse emaranhado de disse me disse "quero mostrar minha arte, e só". Mas, voltando a você, muito obrigado, João! Vida a levar, você me deu força num momento em que eu já queria mandar tudo para as cucuias. Um abração. PS - o tal personagem era um cara que conhecia todo mundo em São Petersburgo, mas ninguém o conhecia? A moça que ele gostava dela chamava-se Nastenka? Acho que é esse o nome dela. Lembro que num dos diálogos, ela perguntou para ele quem ele era, e ele respondeu "não sou ninguém".

João Esteves disse...

Eu que agradeço, José. Sempre bem vindo ao Bonde. Quem me conhece só de há menos que uns dez anos, custaria a acreditar que já tive ótima memória. O que sobrou dela não confirma isso nunca. Mas acho que ainda lembraria de "Noites Brancas", se tivesse lido integralmente à época. Sou de fazer muitas releituras, e o que realmente gosto sempre releio. Para torcar figurinhas se quiser sirva-se também do e-mail que divulgo na internet e uso pra fins de trabalho: joaoestevesalves@gmail.com. É muito enricante essa troca, e salutar, também. Só ficaria faltando então a gente um dia prosear com uma boa talagada de sua preciosa Providência. Não havendo mais, qualquer outra boa cachaça poderia ficar por sua conta.

MARILENE disse...

Você foi encantador em sua visita. Obrigada pelas palavras que me deixou. Abraços!

João Esteves disse...

Aprecio bastante esta sua delicadeza de retribuir minha visita, mesmo sem novidade alguma aqui no Bonde, Marilene. Abraços!

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO disse...

Bom dia!
Que bom quando as coisas dão certo.Meu blog também tem 4 anos,era para ser uma coisa somente minha,e de repente vi pessoas chegando,comentando,Isso que nos deixa muito feliz.
Grande abraço
se cuida

João Esteves disse...

Com certeza, Maristela. Então, temos 'filhos' da mesma idade. Comungo incondicionalmente de sua opinião sobre educação.
Grande abraço
se cuida, também

Anônimo disse...

olá.

vim agradecer sua visita ao meu blog.

bjo

filhadejose.blogspot.com

João Esteves disse...

Obrigado pela visita retributiva, Ana filha de José.
O Bonde fica a sua inteira disposição.
bjo

R. R. Barcellos disse...

Parabéns, bigode! Não sei bem o porquê, mas acho que você tolerará ser assim chamado por um bigode menos imponente... talvez mesmo por sentir em você a rara capacidade de avaliar com justeza a relatividade com que as palavras bombásticas devem ser aferidas. E assim, corrijo-me, sem me dar ao trabalho de fazer uso do CTRL+X:

Parabéns, amigo João Esteves!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Parabéns pelo sucesso!!!
Brindemos a ele e a você, amigo!
Você já participa do agregador de links "The Best Blogs 2"? É fácil, rápido e gratuito! Passe lá e confira:
http://soniasilvino38.blogspot.com.br
Beijocas, muitas!

João Esteves disse...

Perfeito, caro RR. Sua visita ao bonde me honra subidamente. A propósito, estou 'desbigodado' de novo, agora. Sou volúvel quanto a rapar ou cultivar vastos bigodes segundo esta volubilidade.

João Esteves disse...

Bom ter você de visita ao Bonde, duplamente colega Sônia (por blogar e por ensinar inglês). Como blogueira, acho-a admiravelmente produtiva e suas blogagens além de informar e divertir também prestam outros serviços, concretamente.
Beijocas, muitas!